Petição Contra os Recibos Verdes - Assine!

 

Saturday, October 08, 2005

Parque Natural de Montesinho

Continuando a Norte, rumamos agora ao Parque Natural de Montesinho:

Parque Natural de Montesinho

Criada em 1979, é uma das maiores áreas protegidas portuguesas, ocupando 75.000 ha e cujo o símbolo representa a flor de Castanheiro.

Situa-se no nordeste transmontano, formando um polígono cujos vértices são Bragança, Vinhais, Cisterna e Rio de Onor. Engloba as serras de Montesinho (1438 m) e da Coroa (1117 m), numa paisagem de montanha, marcada pelo contraste entre as cumeadas e os vales abertos no terreno xistoso pelas linhas de água. Os principais cursos de água, nascendo ou atravessando o Parque, correm de norte para sul. De ocidente para oriente sucedem-se o rio Mente (na fronteira ocidental do parque), o Rabaçal, o Tuela, o Baceiro, o Onor e o rio das Maçãs. O Baceiro é afluente do Tuela, sendo o Mente afluente do Rabaçal. Tuela e Rabaçal confluem próximo de Mirandela, formando o Tua. Os rios Igrejas e Onor formam o Sabor, na aldeia de Gimonde (perto de Bragança) e alguns quilómetros a jusante o rio Sabor recebe o seu afluente Maçãs.

A paisagem varia da alta montanha (elevações da Lama Grande, a norte da aldeia de Montesinho, onde por vezes neva fortemente), aos lameiros (campos mantidos sempre verdes devido a um engenhoso sistema ancestral de irrigação e reservados ao pasto do gado). As matas, igualmente presentes, incluem carvalhais, soutos, pinheiros e vidoeiros. Quanto à fauna podemos destacar o açor, a águia-real, a toupeira-de-água e o javali. Nas zonas de maior altitude da serra de Montesinho, acima dos 1200 m, há ocorrência de neve e nevoeiros de Dezembro a Março, numa área do país marcada pela forte continentalidade climatérica.

Rio de Onor, é a aldeia mais conhecida do parque, pois mantém curiosas tradições comunitárias, mantendo-se o costume de fazer festas com máscaras, inspirados em ancestrais rituais de passagem ou iniciação, pelo Natal e São Silvestre numa série de aldeias vizinhas de Bragança.


Responsável: Instituto de Conservação da Natureza

Órgão de Turismo: Região de Turismo do Nordeste Transmontano.

Serviços disponíveis: Núcleo Eco-museológico, Centro de Informação, Percursos Pedestres, Centro Hípico, Parque de Campismo, Parque de Merendas

Área: 75.000 ha.

Observações: Rua Cónego Albano Falcão Lote 5 Apartado 90 - Bairro Rubacar - Bragança 5301-901 BRAGANÇA (Tel.:271381444); Existe uma delegação do Parque em Vinhais (Tel. 273771416).

Acessos Automóvel: IP4 (Amarante/Bragança/Quintanilha); EN 103 (Vinhais/Bragança); EN 103-7 (Portelo/Bragança); EN 218/EN 218-1 (Quintanilha/Gimonde/Bragança). Comboio - Estação Bragança.

Alojamento disponível: Casas-retiro em Montesinho, Lama Grande, Moimenta e Montouto. Centro de acolhimento da Lama Grande (23 camas). Abrigo de Montanha de Pontões de Dine e do Rio Sabor.

Percursos pedestres: 1 - Percurso de Rio Maçãs, Colado, com uma extensão de 5,5 km, duração de 2 horas e dificuldade média.
2 - Percurso Salgueiro com uma extensão de 13,2 km, duração de 5 horas e dificuldade média/alta.
3 - Percurso Porto Furado com uma extensão de 7,7 km, duração de 3 horas e dificuldade média. 4 - Percurso Ornal com uma extensão de 7,9 km, duração de 3 horas e dificuldade média.
5 - Percurso Ribeira de Ladrões, Meiral com uma extensão de 7,6 km, duração de 2 horas e dificuldade média/baixa.
6 - Percurso Tapada d`À Ponte com uma extensão de 11,4 km, duração de 4 horas e dificuldade média/alta.
7 - Percurso Calçada com uma extensão de 7,2 km, duração de horas e dificuldade média.

http://www.lifecooler.com/edicoes/lifecooler/desenvReg.asp?reg=306259

Bons passeios, mas sempre com responsabilidade. Este Património é de todos nós e já está danificado demais!

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home