Petição Contra os Recibos Verdes - Assine!

 

Sunday, April 09, 2006

ÉS ENORME DRAGÃO!


Sporting-F.C. Porto, 0-1

És enorme, Dragão!

Emoções fortíssimas, verdadeiro desafio de campeonato, batimentos cardíacos acelerados, decisões em cada pontapé, passe ou desmarcação. Houve de tudo no Alvalade XXI. Houve essencialmente futebol empolgante, incerteza e muita crença. Muita crença de um Dragão que não se contenta com males menores, fé imensa de uma equipa que deu um passo muito firme para atingir o horizonte mais desejado. Foi por isso que o F.C. Porto derrotou o Sporting. E abriu cinco pontos de vantagem sobre o seu adversário.

O que verdadeiramente impressionou no jogo mais esperado no futebol luso nos últimos tempos foi a voracidade azul e branca. O F.C. Porto chegou a esta partida na frente do campeonato, portanto não precisava forçosamente de vencer para regressar satisfeito à Invicta. À 30ª ronda, a equipa de Co Adriaanse jamais comprometeria as suas aspirações.

O azul e branco, contudo, nunca se satisfaz com empates ou sucessos morais. O F.C. Porto encarou de frente a pressão e meteu-a num bolso, assumiu as suas responsabilidades de principal candidato ao título e fez questão de materializar a fé dos seus seguidores. Foi perfeito!
A história deste encontro resume-se em meia dúzia de tópicos, mais concretamente na excelente ocupação dos espaços por parte do F.C. Porto, em oposição ao jogo directo e quase sempre mais de expectativa do Sporting. Co Adriaanse espalhou os seus atletas pelo relvado e não lhes condicionou os mecanismos. Fez a opção correcta. E por isso ganhou.

Não foi uma contenda acessível. O oponente justificou cuidados permanentes e aqui cabe um enorme elogio à estrutura defensiva portista. O F.C. Porto foi um colectivo solidário e competente a cancelar as iniciativas do Sporting. Tudo começou aí. Na firmeza da retaguarda. A bola esteve quase sempre no meio-campo, daí a forte inflação da folha disciplinar. Foi, como já se frisou, um excelente jogo de campeonato.

As mais flagrantes oportunidades de golo de todo o jogo pertenceram a Jorginho. Na primeira, o brasileiro apostou numa cabeçada venenosa que o guarda-redes contrário defendeu, no decalque do perigo o avançado não deu hipóteses. Segurou a bola com o pé direito e estourou com o esquerdo. Com raiva, com classe, com a força de quem quer vencer.

A justa vantagem podia ter chegado mais cedo, quando o F.C. Porto ficou em vantagem numérica após a expulsão de Sá Pinto. Esse seria o momento para o Dragão arriscar ainda mais. Menos de cinco minutos depois, todavia, Bosingwa também foi forçado a deixar o campo. Injustamente. Revés? Nada de especial! A pouco mais de 20 minutos do fim, o F.C. Porto podia jogar para um empate que até seria positivo. Mas não o fez. Por isso foi premiado, por isso tocou o céu, por isso é que a festa, que principiou nas bancadas, está agora espalhada na Invicta. Hoje, e como sempre, foste enorme, Dragão!

FICHA DO JOGO
Liga 2005/06 (30ª jornada)
Estádio José Alvalade, em Lisboa
Árbitro: Duarte Gomes (Lisboa)Assistentes: Bertino Miranda e Tiago Trigo4º árbitro: Artur Soares Dias

SPORTING: Ricardo; Abel, Tonel, Polga e Caneira; Custódio, João Moutinho, Carlos Martins e Sá Pinto «cap.»; Deivid e Liedson

Substituições: Carlos Martins por Nani (60m), Deivid por Douala (70m) e Abel por Koke (82m)

Não utilizados: Tiago, Tello, Miguel Garcia e João Alves

Treinador: Paulo Bento


F.C. PORTO: Helton; Bosingwa, Pepe e Pedro Emanuel «cap.»; Paulo Assunção, Lucho González, Raul Meireles e Jorginho; Lisandro Lopez, McCarthy e Quaresma

Substituições: Quaresma por Alan (56m), Lisandro Lopez por Ricardo Costa (68m) e McCarthy por Adriano (80m)

Não utilizados: Vítor Baía, Ibson, Bruno Alves e Hugo Almeida

Treinador: Co Adriaanse


Ao intervalo: 0-0

Marcadores: Jorginho (85m)

Disciplina: Cartão amarelo a Pedro Emanuel (5m), Carlos Martins (9m), Lisandro Lopez (17m), Quaresma (30m), Deivid (32m), Sá Pinto (38 e 63m), Abel (61m), Bosingwa (64 e 67m), Pepe (83m) e Alan (84m)


0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home