um pouco de botânica...em perigo de extinção (não são só os animais!)
Foto: Bruno Amaral
Foto: Cristina Lopez
"Narcissus scaberulus é uma planta bolbosa, com duas a sete flores amarelas. O período de floração é muito curto, indo de Fevereiro a Abril, segundo as condições climatéricas. Ocorre apenas em substratos graníticos, tanto em fendas de rochas, como nos solos originados a partir de granitos.
Vulnerável (Estatuto proposto para o Livro Vermelho das Plantas de Portugal).
Narcissus scaberulus consta dos Anexos I da Convenção de Berna e anexos II e IV da Directiva Habitats (92/43/CEE)."
Narcissus scaberulus Henriq. (Narciso-do-Mondego)
ICN - Plano Nacional de Conservação da Flora em Perigo
Agora a lenda:
A origem do nome está na mitologia grega. Etimologicamente, narké significa "entorpecimento, embotamento".
Narciso era filho do deus-rio Cesifo e da ninfa Liríope. Nasceu uma criança belissima - a beleza dos mortais, na cultura grega, poderia ocasionar o descomedimento, a hybris. A mãe, assustada com tamanha formosura, levou o emnino ao mais renomado adivinho de então, Tirésias. este terá dito que a criança "poderia viver muito tempo se não se visse a si próprio" (Ovidio, Metamorfoses, VIII). Todas as ninfas e jovens que o conheceram apaixonaram-se por ele. Narciso, porém, a nenhuma se inclinava e mantinha-se frio e indiferente. Essa atitude levou à desgraça da ninfa Eco.
Um dia, no Verão, depois de uma caçada, Narciso aproximou-se de um rio para matar a sede. Viu a sua imagem no espelhode água e, acto contínuo, apaixonou-se por si mesmo e nunca mais saiu da margem. Ali morreu. Cumprira-se a profecia do cego Tirésias. Morto, afundou-se no rio e o corpo desapareceu. No local, apenas se encontrou uma flor amarela, rodeada de pétalas brancas - era o narciso.
"Plantas & Flores - Histórias e Símbolos"
Odete L. Nogueira
0 Comments:
Post a Comment
Subscribe to Post Comments [Atom]
<< Home