Irrita...chateia...tira do sério....
O nosso país voltou a arder este ano. De norte a sul multiplicaram-se as frentes de fogo, os dias de combate a uma "guerra" sem fim, de suor e esforço por parte dos nossos valentes bombeiros.
Entretanto, os nossos políticos continuam a vangloriar-se, porque afinal este ano ardeu menos que em 2003!!!! E que é que nós temos haver com isso? Interessa-nos é que sejam tomadas medidas sérias, por pessoas sérias de preferência, para que daqui a 2 anos não venham outros dizer que ardeu menos do que em 2005.
Nesta luta desigual, foi preciso arder meio país para que se reconhecesse que precisávamos de ajuda externa, que os nossos meios não chegavam...e lá vieram eles, os pesados meios aéreos franceses e alemães, e mais uns quantos que davam um salto aqui ao lado, enquanto combatiam também em Espanha.
É aqui que não consigo deixar de me perguntar onde estão os nossos meios aéreos? Não há helicópeteros parados nos nossos quartéis? Não há pilotos a polir asas? Não há homens que possam receber a formação adequada para agir nestas situações?
Ah...Desculpem....Não há verbas....é isso que ouvimos todos os dias dizer, não é?
Mas desculpem lá mais uma vez....mas há verbas para enviar equipas para controlar o aeroporto de Cabul, no Afeganistão? E para mandar mais 300 soldados para o Kosovo?
Não desmerecendo estas missões, tratem preimeiro de assegurar a "paz" no nosso território, para depois sim ajudar na paz dos outros!
O nosso país ardeu, não deixem que volte a acontecer...não quero continuar, ano após ano, a olhar à volta e a ver cinzento em vez de verde e a dizer "parece que o Gerês se safou (pelo menos a maior parte) outra vez" (relembre-se que o Parque Nacional da Peneda-Gerês é o nosso único Parque Nacional, o expoente máximo do nosso património natural, PROTEJAM-NO!)
http://jpn.icicom.up.pt/2005/08/10/governo_investe_50_milhoes_no_combate_aos_fogos.html(dá vontade de rir...ou de chorar!)
http://www.lpn.pt/fogos24questoes.htm (para ser mais levado a sério!)