Petição Contra os Recibos Verdes - Assine!
Thursday, March 29, 2007
Thursday, March 08, 2007
Dia da Mulher
O QUE SE PRETENDE COM A CELEBRAÇÃO DESTE DIA
Wednesday, March 07, 2007
Sunday, March 04, 2007
imagens fantásticas
Medusa tinha poderes tão extraordinários que mesmo morta podia petrificar quem olhasse para sua cabeça. Uma mecha de seu cabelo afugentava qualquer exército invasor e seu sangue tinha o dom de matar e ressuscitar pessoas. Personagem da mitologia grega, Medusa era uma das três Górgonas, filhas das divindades marinhas Fórcis e Ceto. Ao contrário de suas irmãs, Esteno e Euríale, Medusa era mortal.
Temidas pelos homens e pelos deuses, as três habitavam o extremo Ocidente, junto ao país das Hespérides. Tinham serpentes em vez de cabelos, presas pontiagudas, mãos de bronze e asas de ouro. Perseu foi encarregado por Polidectes de decepar a cabeça da Medusa. Para isso, o herói muniu-se de objetos mágicos, como sandálias aladas, para pairar acima dos monstros, e o escudo de bronze, cujo reflexo permitiu neutralizar seu olhar petrificante.
Com a espada dada pelo deus Hermes, Perseu decapitou Medusa e recolheu sua cabeça, que foi posta no escudo de Atena como proteção contra os inimigos.
Friday, March 02, 2007
um pouco de botânica...em perigo de extinção (não são só os animais!)
Foto: Bruno Amaral
Foto: Cristina Lopez
"Narcissus scaberulus é uma planta bolbosa, com duas a sete flores amarelas. O período de floração é muito curto, indo de Fevereiro a Abril, segundo as condições climatéricas. Ocorre apenas em substratos graníticos, tanto em fendas de rochas, como nos solos originados a partir de granitos.
Vulnerável (Estatuto proposto para o Livro Vermelho das Plantas de Portugal).
Narcissus scaberulus consta dos Anexos I da Convenção de Berna e anexos II e IV da Directiva Habitats (92/43/CEE)."
Narcissus scaberulus Henriq. (Narciso-do-Mondego)
ICN - Plano Nacional de Conservação da Flora em Perigo
Agora a lenda:
A origem do nome está na mitologia grega. Etimologicamente, narké significa "entorpecimento, embotamento".
Narciso era filho do deus-rio Cesifo e da ninfa Liríope. Nasceu uma criança belissima - a beleza dos mortais, na cultura grega, poderia ocasionar o descomedimento, a hybris. A mãe, assustada com tamanha formosura, levou o emnino ao mais renomado adivinho de então, Tirésias. este terá dito que a criança "poderia viver muito tempo se não se visse a si próprio" (Ovidio, Metamorfoses, VIII). Todas as ninfas e jovens que o conheceram apaixonaram-se por ele. Narciso, porém, a nenhuma se inclinava e mantinha-se frio e indiferente. Essa atitude levou à desgraça da ninfa Eco.
Um dia, no Verão, depois de uma caçada, Narciso aproximou-se de um rio para matar a sede. Viu a sua imagem no espelhode água e, acto contínuo, apaixonou-se por si mesmo e nunca mais saiu da margem. Ali morreu. Cumprira-se a profecia do cego Tirésias. Morto, afundou-se no rio e o corpo desapareceu. No local, apenas se encontrou uma flor amarela, rodeada de pétalas brancas - era o narciso.
"Plantas & Flores - Histórias e Símbolos"
Odete L. Nogueira